{ Resenha } do livro Extraordinário




Resenha do livro Extraordinário 
Código do produto: 4663423

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.



Auggie é um garoto diferente - fisicamente. 

Já imaginou ter a missão de convencer a todas as outras pessoas que ficam diariamente na sua vida de que apesar da aparência você é uma pessoa igual a todas elas?  Eu não consigo encontrar uma palavra melhor para definir esse livro do que P - E- R- F- E- I - T - O . Sou apaixonada por livros que me deixam dias pensando, que me envolvem, me tiram o ar e me faz mais do que tudo desejar fazer parte da história toda! 
"A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma."
Esse livro conta a história do Auggie  (como é chamando pelos pais) e nele ele conta como 'aprendeu' - ou na verdade acabou acostumando - a conviver com o rosto que tem e como  aprendeu a ignorar a forma como as pessoas o olham — ou não olham, comentam, ou simplesmente ignoram. 

 Percebi que algumas crianças com certeza estavam me olhando. Então fiz o que sempre faço:  fingi não notar.
O livro todo passa quando Auggie começa a ir à escola, aos dez anos de idade, ele nunca tinha ido para a escola por vários motivos e até nutriu uma raiva dos pais por nunca ter permitido uma vida social mais ativa.  
 É estranho como as crianças podem ser estranhas. 
Depois de ler o Extraordinário notamos também o quanto as crianças podem ser maldosas, ou acabarem reproduzindo o que os pais relatam em casa. O quanto podem ferir ou simplesmente traumatizar outras crianças. Pude lembrar que quando eu era criança ainda lembro de vários momentos em que a turma se reunia para praticar o famoso bullying com outras pessoas. Esse livro nos faz perceber a beleza do outro, nos faz lembrar que temos o direito de sermos felizes seja lá como formos. 
 Todo que é nascido de Deus vence o mundo.
 Um dos motivos de eu ter deixado o meu cabelo crescer ano passado é que gosto do modo como a franja cobre meus olhos: isso me ajuda a tampar as coisas que não quero ver.
— É, eu sei — respondi. — Nós somos meio que a Bela e a Fera.
Disse palavras gentis, que, eu sabia, eram para me ajudar, mas palavras gentis não vão mudar meu rosto.
E meio que tinha vontade de dizer: tudo bem, sei que sou meio esquisito. Podem olhar, eu não mordo.

Surpresa é uma daquelas emoções que pode ser difícil disfarçar, tanto quando você quer parecer surpreso e não está quanto quando você está e não quer demonstrar.
não, não é tudo um acaso. se fosse, o universo nos abandonaria à própria sorte. e o universo não faz isso. ele cuida das suas criações mais frágeis de formas que não vemos. como pais que amam cegamente. e uma irmã mais velha que se sente culpada por ser humana em relação a você. e um garotinho de voz grave que perdeu os amigos por sua causa. e até uma garota de cabelo rosa que carrega sua foto na carteira...
É engraçado como às vezes nos preocupamos muito com uma coisa e ela acaba não sendo nem um pouco importante
 É um livro que vai te levar para bem fundo da sua alma! Vai te fazer pensar sobre os valores da vida. Vale super a pena experimentar essa leitura!
— ... mas o que quero que vocês, meus alunos, levem de sua experiência no ensino fundamental é a certeza de que, no futuro que vão construir para si, tudo é possível. Se cada pessoa nesse auditório tomar por regra que, onde quer que esteja, sempre que puder, será um pouquinho mais gentil que o necessário, o mundo realmente será um lugar melhor.
Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.  

De coração, me apaixonei.


0 comentários:

Postar um comentário